Como me sinto quando chega livro novo

Como me sinto quando chega livro novo

domingo, 30 de abril de 2017

Resenha: Desencontros e Desencantos - Nathalia Batista

Literatura Nacional #amolernacional

Romance do século XIX


Autora: Nathalia Batista

Editora: Chiado

Ano/lançamento: 2015

Páginas: 256

Coleção: Viagens na ficção

Gênero: Ficção/Romance/Romance de época  



Sinopse: A Inglaterra, do início do século XIX, é palco de um romance repleto de paixão, dor, encontros, encantos, desencontros e desencantos. O romance é composto por pessoas e com elas, tudo o que há de pior e de melhor no ser humano.  São sentimentos explorados em uma cadência lenta nas fases mais difíceis da vida de uma mulher. Suzanne é uma doce e ingênua moça de dezessete anos, cercada e castigada pela maldosa Veronika, de quem era dama de companhia. A vida tem seu próprio jeito de ensinar aos ingênuos e proporciona um longo e árduo caminho a menina em meio a uma sociedade onde respeito e posição não raramente eram construídos com crueldade, inveja, mentiras, intrigas e vingança.
Primeiro capítulo

Resenha

   Suzanne é uma doce moça de dezessete anos, órfã, que vive deste o seu nascimento e a morte de sua mãe como dona de companhia da filha da dona casa, Sra, Hampton com quem cresceu junta recebendo os mesmos ensinamentos e educação, mas nunca deixando de ser a filha da emprega. Suzanne é uma garota ingênua que não conhece os perigos do mundo e não reconhece a maldade nas pessoas. Dotada de uma beleza deslumbrante, com os seus cabelos loiros e suas feições angelicais conquista todos ao seu redor com um simples sorriso sincero.
   Veronika não era do tipo de pessoa fácil de conviver, aos dezenove anos não era tão bonita e agradável quanto Suzanne,e se não fosse pela sua fortuna nunca seria notada, ela era ambiciosa e maldosa. Sempre que tinha a chance maltratava Suzanne essa que sempre lhe fazia o bem.
   Sra. Hampton decide levar as garotas para Londres para que arranjarem um bom casamento. assim como Veronika, Sra. Hampton também disponibilizaria um pequeno dote para que Suzanne também pudesse encontrar um bom casamento. 
   Todas partem para Londres e logo começam as suas buscam, o primeiro baile aconteceu na belíssima mansão da familia Radcliff e Veronika faria de tudo para ser notado e por outro lado Suzanne seria doce e recatada como lhe foi ensinada.
   A Marquesa Radcliff tinha uma residencia deslumbrante, era uma mulher extremamente educada e adorável que também estava a procura de uma bela jovem para ser esposa do seu filho unico, Alexander.
Alexander era um jovem de vinte e cinco anos que havia a pouco se formado em medicina e já não suportava todos os bailes que sua mãe estava oferecendo. Com um encontro que já estavam destinados a ter, Suzanne e Alexander logo se apaixonaram e a Marquesa convida a Baronesa, sua filha e a dama de companhia para se hospedarem em sua casa enquanto estiverem em Londres, o convite é prontamente aceito.
A aproximação do jovem casal era algo inevitável, o que nada agradava Veronika que via sua grande chance de arrumar o melhor partido indo por água abaixo por conta de sua dama de companhia, com inveja do amor dos dois ela faria de tudo para acabar com a felicidade de Suzanne.
Suzanne faz grandes amizades em seu período em Londres, uma dessas é a do Duque de Underwood, por quem nutre um grande carinho que é correspondido.
Como toda grande historia de amor, existem os desafios para que enfim possam vive os felizes para sempre, mas muitas coisas vão acontecer, será que serão capazes de enfrentar  todos os desafios e o amor deles sobreviverá a todos os Desencontros e Desencantos?
"A felicidade depende de quanto se está resignado diante da sua situação." pág. 97
Ler um livro de época sempre te leva para um mundo totalmente fantasioso e romântico, com todos os encantos dos séculos XIX, os vestidos bufantes e ricos em detalhes te fazem suspirar quando se imagina no lugar dos personagens, um mundo tão distante do nosso.
A autora consegue trazer para cada pagina todos os encantos dos romances de época com um toque moderno, criando situações inusitadas e desastrosas para a personagem principal, te fazendo se apaixonar por Alexander e odiar Veronika logo no primeiro capitulo.
Suzanne é uma garota forte, inteligente e cativante. Com uma opinião forte sobre assuntos que naquela época era espantoso uma mulher ter. sua paixão pela leitura faz com que nos apaixonamos ainda mais por ela.
Trecho que Suzanne expressa sua opinião sobre o fato que só os homens seriam capazes de se formarem médicos. pág. 87


Trecho que deixa claro a paixão de Suzanne pelos livros. pág. 95


A leitura te prende com todos os acontecimentos e revelações durante a trajetória que leva o amadurecimento dos personagens. Se você começar a ler e imaginar o final, esqueça, porque o rumo que a trama era tomar será totalmente diferente. Com muitas surpresas, mentiras e vingança você é levado para a Inglaterra do século XIX e será envolvido com todos os encontros e encantos.

 Primeiros capítulos no Wattpad:  Leia aqui

Contatos da autora:

Instagram : @nathaliabatistaescritora

Facebook: Nathalia Batista

Postagem em destaque

Bem vindos